Policial Militar de Jardim salva bombeiro aposentado engasgado com a própria dentadura
Um ato heroico e que salvou a vida de um bombeiro militar aposentado, na cidade de Campo Grande. Assim foi o fato acontecido por volta de 1 hora da madrugada, na última quinta-feira (8), no Hotel da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia e Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, quando o 3º Sargento PM Jefferson Vargas Fernandes, realizou um bem-sucedido resgate, prestando socorro ao sargento aposentado do Bombeiro Militar, José Francisco Sales de Figueiredo, que estava tendo um mal súbito.
Segundo entrevista com o policial militar, o mesmo disse que estava na capital sul-mato-grossense participando da solenidade de formatura do CFS Turma 30, juntamente com sua família, quando foi despertado por gritos e choros vindo do corredor do hotel. Saindo do apartamento para verificar o que estava acontecendo, se deparou com a senhora Letícia Maria Monteiro de Figueiredo, pedindo socorro pois seu esposo estava passando mal no quarto. Fernandes solicitou para que a recepcionista fizesse uma chamada de emergência junto ao Corpo de Bombeiros, e em seguida adentrou no local, onde encontrou o bombeiro aposentado caído ao chão, inconsciente e sem sinais respiratórios.
“Iniciei então as manobras de primeiros socorros, e percebi que ele estava com as vias aéreas obstruídas pela prótese dentária móvel, e mesmo ao ser retirada, a vítima ainda não tinha voltado a responder os estímulos, foi então que usei o método de reanimação cardiopulmonar (RCP), porém ainda não foi o suficiente para a vítima recobrar a consciência. Foi necessário aplicar a técnica de respiração boca-a-boca, pois não tinha como precisar quanto tempo a vítima já estava sem oxigênio, sendo que este procedimento permite fornecer à pessoa inconsciente oxigênio para retomar o quadro normal de respiração”, contou o militar Fernandes.
Segundo informações, após alguns minutos de intervenção, manobra de RCP juntamente com a respiração boca-a-boca, a vítima começou a recuperar a respiração e ter sinais vitais.
“Até a chegada da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, contei com o auxílio do Sargento Duarte, que revezava a ação nos procedimentos, sendo essas de grande exaustão ao socorrista. Assim que a equipe de resgaste chegou no hotel, assumiram o atendimento e transporte da vítima até a unidade hospitalar, o qual permaneceu internado para posterior avaliação médica detalhada”.
Na manhã seguinte, a família do bombeiro aposentado expressou gratidão pela ação do sargento, elogiando pela sua bravura e habilidades e destacaram seu ato de empatia à família, tendo uma ação ímpar e exemplar de coragem e profissionalismo, mesmo em sua folga.
O resgate bem-sucedido do bombeiro aposentado se deu pela ação eficaz, vigorosa e imediata do Sargento Fernandes, sendo uma atitude significativa que pode inspirar a muitos para salvar, proteger e servir as pessoas.
Segundo os médicos responsáveis pelo atendimento à vítima, a rápida intervenção foi crucial para salvar a vida do bombeiro aposentado. Eles disseram que, “a importância do reconhecimento imediato dos sinais de um ataque cardíaco e a prontidão do sargento em agir rapidamente, salvou uma vida e o devolveu aos familiares, pois ações como esta de coragem, inspira muitos a fazerem a diferença em prol à sociedade, mesmo em contextos adversos”.
*Paulo Abílio – Da Redação