OSWALDO FERNANDES MONTEIRO
:.: Edição 02 de abril de 2019 :.:
OSWALDO FERNANDES MONTEIRO
O senhor OSWALDO FERNANDES MONTEIRO nasceu em Bela Vista, Mato Grosso,no dia 03 de março de 1912, filho de Raymundo Felício Monteiro e de dona Angélica Leite Monteiro.Casado com dona Ivã Maciel Monteiro em 18 de maio de 1940. Deste matrimônio nasceram os filhos: Ivaldo, Ivone, Aroldo, Zaira, Maria e Osvaldo.
Com quinze anos de idade, por motivo de doença de seu pai foi obrigado a abandonar os estudos, para gerenciar os bens da família. Ainda não tinha experiência, mas teve a ajuda de Deus (segundo escreveu ele próprio, quando lhe solicitaram que fizesse sua biografia),pessoas amigas mais experientes que o jovem Oswaldo, ajudaram-no nas dificuldades que encontrou, conseguindo então, aumentar o patrimônio da família sob sua responsabilidade.
Fez o transporte de bois, conduzindo boiadas e gêneros alimentícios para o acampamento dos militares e civis que estavam acampados à margem direita e depois à esquerda do rio Miranda (Quarto Batalhão e C.E.R-3). Foi um dos primeiros comerciantes em Guia Lopes da Laguna.Alguns anos se passaram e o Sr. Oswaldo adquiriu uma propriedade rural,onde foi residir.Voltou a comerciar em Boqueirão, permanecendo aí alguns anos.
Teve uma oferta de compra da Fazenda Jardim, o que aceitou. Tudo acertado, lavrada a escritura de compra e venda em 15 de fevereiro de 1956, com uma área de 3.600 hectares.
Em seguida, fez um loteamento, de 375 hectares em lotes de terrenos e chácaras ao qual denominou “Vila Angélica”, uma homenagem à sua falecida mãe.
No dia 31 de outubro de 1958 começou a venda dos terrenos e das chácaras, estabelecido em seu escritório imobiliário, ao lado da casa Síria (do senhor Abdo Kadri), tendo como escriturário o Sr. José Brunet e como corretores os senhores Ramão Duarte e Acyr Cabral.
Verificando a necessidade da cidade construiu uma escola que manteve, com seus próprios recursos, por muito tempo. Mais tarde, esta escola foi transferida para a municipalidade, transferiram-na para o governo do estado, voltando em seguida para o município, onde está até a presente data, na qual foram escritas estas. Hoje, esta escola é denominada Escola Oswaldo Fernandes Monteiro, numa justa homenagem ao homem que a criou, pensando somente na necessidade do povo, sem ganhar nada em troca. Esta homenagem foi feita com o Sr. Oswaldo ainda vivo. O que nós consideramos como um ato maravilhoso das nossas autoridades constituídas.
A título de colaboração construiu um salão para poder funcionar a primeira agência bancária nesta cidade, inclusive construiu a casa para o gerente: foi o Banco Agro-Pecuário, que se transformou em Banco Português do Brasil e depois em Banco Itaú, que não se encontra mais aqui.
Quando Jardim foi elevado à categoria de município, Oswaldo Monteiro candidatou-se a vereador, na primeira eleição em 03 de outubro de 1958. Foi eleito e no ato de posse elevado à presidência como “Presidente da 1ª Câmara” onde permaneceu por quatro anos, isto é, até o fim do mandato.
Montou a primeira casa veterinária na cidade, com a denominação de “Casa Pecuarista Ltda.”. Em 07 de maio de 1960 recebeu o título de “Cidadão Jardinense”. Em 06 de setembro de 1981 foi agraciado com o título de “Honra ao Mérito”, pela federação das associações comerciais de Mato Grosso do Sul.
Residiu na sede da fazenda Jardim até o seu falecimento no dia 07 de maio de 2003, ladeado pelos filhos, netos, genros, noras, bisnetos. Em vida e gozando de perfeita saúde física e mental, durante o decorrer de sua vida, fez inúmeras doações para a prefeitura municipal de Jardim. Continuou com a imobiliária Miragem LTDA. até o fim, e não sei se ela existe ainda.
O senhor Oswaldo Monteiro, homem tantos méritos, não pode ser esquecido e a comunidade jardinense, através de seus primeiros mandatários o homenagearam das formas que foram possíveis. Há um bairro na cidade que leva o seu nome “Vila Oswaldo Monteiro”, o nosso palco máximo das atrações que chegam e da própria cidade também leva o seu nome é o “Centro de Convenções Oswaldo Monteiro”.
Observação da autora: Esta biografia, que traz os dados principais de sua vida, foi escrita pelo próprio Sr. Oswaldo Fernandes Monteiro, quando vivia, e entregue a mim pela família. Eu a coloquei na terceira pessoa.