Destaque

MS tem mais de 50 vítimas de violência doméstica por dia

A 6ª edição da Campanha Agosto Lilás foi lançada pelo governo de Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande. Reunindo autoridades de todo Estado e líderes ativistas, a ação tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços especializados da rede de atendimento à mulher.

De acordo com estatísticas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), só neste ano, já foram registrados 24 feminicídios em Mato Grosso do Sul, sendo seis deles em Campo Grande. Em relação ao número de violência doméstica, foram 11.067 nos sete primeiros meses do ano, o que representa, em média, cerca de 52 vítimas por dia. Só na Capital, foram 3.973.

A subsecretária estadual de políticas públicas para mulheres, Rosana Fernandes Leal, apontou que dos 79 municípios do Estado, 52 possuem coordenadorias voltadas para a implementação dos direitos das mulheres.

“Nós falamos de combate a violência doméstica todo santo dia e a gente sabe dos índices expressivos, mas é um trabalho de formiguinha. Esse ano infelizmente já tivemos 24 feminicídios e é crescente o número de violência doméstica, mas quanto mais se faz campanhas como essa, mais mulheres se informam e o número de mulheres que denunciam tende a crescer. Esse é o intuito do Agosto Lilás, que toda mulher sabe que violência contra mulher é crime e onde procurar ajuda, a gente sempre fala para ligar no 180 se tiver uma denúncia, mas se você tiver em perigo iminente, ligue no 190”, ressaltou Rosana.

*Campo Grande News