Instituto diz que calor vai piorar em 75 municípios de Mato Grosso do Sul
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta para onda de calor em Campo Grande e outros 74 municípios com temperatura 5ºC acima da média, o que representa risco à saúde. O aviso foi publicado às 9h59 desta quarta-feira (9) e vai até domingo (dia 13). Também há alertas de umidade relativa do ar baixa para a maioria das cidades com índices abaixo dos 30%.
Na Capital, a máxima nesta quarta-feira será de 37ºC, céu com poucas nuvens e umidade relativa do ar entre 50% a 15%. Em Ivinhema, Ponta Porã, Chapadão do Sul e Paranaíba, as máximas serão de 39ºC, em Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Dourados, Porto Murtinho e Selvíria 40ºC, em Miranda e Sidrolândia 41ºC, em Rochedo 42ºC, em Rio Verde de Mato Grosso, Aquidauana, Coxim e Corumbá 43ºC, em Sonora 44ºC.
Temperatura altas e baixa umidade relativa do ar demandam cuidados especiais com a saúde, segundo alerta o professor do curso de Medicina da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Leandro Silva de Brito.
Entre as recomendações listadas pelo médico estão: beber bastante líquido, água, suco natural, água de coco, manter uma alimentação balanceada, com alimentos refrescantes como frutas mais suculenta, verduras. Os cuidados com as crianças e os idosos devem ser redobrados. Outra recomendação é evitar a prática de esportes entre às 10 horas e 16 horas, horário em que o sol é mais intenso. Colocar bacias e toalhas molhadas que podem umidificar o ambiente também ajudam a melhorar o ar.
Ontem, Água Clara ficou entre as 20 cidades mais quentes do país com os termômetros marcando 39.2ºC. Quem liderou o ranking foi o município de Poxoréu, no Mato Grosso. Os menores índices de umidade relativa do ar foram registrados em Costa Rica e Água Clara (11%), Cassilândia e São Gabriel do Oeste (12%).
*Campo Grande News