Incêndio fora de controle atinge região da Serra do Amolar, no Pantanal
Incêndio foi registrado na região da Serra do Amolar, no Pantanal e está fora de controle, em local de difícil acesso e próximo de aldeia indígena. Brigadistas e militares do Exército aguardam a chegada de reforço do Corpo de Bombeiros para traçar estratégia de combate às chamas.
O incêndio foi localizado por meio das câmeras de monitoramento. Segundo o presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Ângelo Rabelo, o foco fica em região isolada, entre a Baía Gaíva e Uberaba, a 300 quilômetros de Corumbá por água, próximo da aldeia indígena Guató.
Hoje de manhã, o gestor das áreas do IHP, Geovani Tonolli, informou que o foco foi localizado ontem e as equipes, com apoio do Exército, tentaram fazer primeira tentativa de combate às chamas, sem sucesso, por conta do difícil acesso. “Hoje, a gente continua monitorando desde cedo, aguardo mais equipes: bombeiros militares e mais brigadistas para traçar estratégia e ir até o foco e extinguir”.
A preocupação, segundo Tonolli, é com a comunidade indígena, já que as casas ficam às margens do rio. São pelo menos 47 famílias residentes na região.
Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Pantanal de Mato Grosso do Sul registrou 290 focos de incêndio este ano.
*Campo Grande News