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Em uma semana de crise, 500 empresários já pediram ajuda ao Sebrae

Antes do coronavírus, era necessário passar até quatro meses para que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Mato Grosso do Sul alcançasse o registro de 500 empresas em cursos rápidos ou na busca de orientações por telefone. Agora, o efeito pandemia fez com que esse total de empresários tenha sido registrado em apenas 1 semana.

É o que contou a gerente de relacionamento e atendimento do Sebrae, Neire Colman. Do home office, ela coordena equipe que atende todos os dias o pedido de socorro com dúvidas sobre questões trabalhistas, tributárias, por exemplo, e também quem procura pelos cursos de curta duração.

Oferecido de graça aos empresários, um dos programas da instituição é o “Sebrae Orienta”, com aconselhamento empresarial online e personalizado voltado aos MEIs (Micro Empresários Individuais) e às micro e pequenas empresas. Quem se cadastra recebe 16 horas de treinamento em “Gestão Financeira”, “Marketing Digital” e “Estratégias de Mercado”.

“Nós tivemos uma demanda nas mídias sociais, de acesso ao site, com referência ao começo do mês passado até esse mês, de mais de 1000% de aumento”, exemplifica Neire.

Da barraquinha de alimentação ao engenheiro – Seja para tirar dúvidas com os atendentes do Sebrae ou para participar do Sebrae Orienta, três segmentos se destacaram na procura: alimentação, varejo de moda e construção civil, segundo a gerente.

“Na alimentação, de micro e pequenas empresas, é desde o carrinho de cachorro quente ao restaurante estruturado, tem pequenos supermercados e pequenas conveniências. No varejo da moda, de roupas, calçados, tem muito MEI, e em terceiro lugar, o pessoal da construção civil, do pedreiro ao engenheiro”, conta.

*Campo Grande News