CRISTÓVÃO LUCAS ARANDA
:.: Edição 18 de agosto de 2019 :.:
CRISTÓVÃO LUCAS ARANDA
Conheci o senhor Cristóvão e sua família era amiga da minha. Ele e a esposa estavam sempre na minha casa e vice-versa. Cristóvão Lucas Aranda foi um dos fundadores de Jardim.Seu nome consta no Livro dos Municípios junto com os demais servidores civis e militares da CER-3, que se encontra em Brasília, DF. Esse homem, honrado e íntegro nasceu em Bela Vista, estado de Matogrosso, no dia 25 de julho de 1919, filho de Luiz Salgueiro Gonçalves e de dona Izabel Lucas Aranda. Casado com Alda Leite Aranda (irmã dos nossos amigos Adão Carvalho Leite e do saudoso Galton), tiveram os seguintes filhos: Cristóvão Sirlei, Odilei, Edinei, Sidinei, João Taylor, Marilei, Rosy Meire, Alda Abigail. Cristóvão e Alda casaram-se em 1936.
Chegou em Jardim em 1943, quando era apenas o acampamento da C.E. R-3 onde trabalhou até 1954 e já era Vila Jardim. Seu primeiro trabalho nessa comissão de estradas de rodagem foi cuidar da horta que servia legumes e verduras aos trabalhadores e suas famílias. Participou da fundação de Jardim em 1946, pois, seu nome consta na Ata de Fundação lavrada pelo Major Alberto Rodrigues da Costa. O senhor Cristóvão transferia sempre a sua residência, e desta vez foi para Ponta-Porã. Nessa cidade trabalhou na serraria dos Irmãos Nocera no cargo de motorista, isso até 1958. Depois, retorna à Jardim para, novamente empregar-se na C.E.R-3, desta vez como motorista, ficando até o ano de 1971.
Nesse ano muda sua residência, com a família, para Campo-Grande ficando até 1975, dessa cidade vai para Dourados, em 1982, onde ficou até o seu falecimento. Seus filhos lembram-se que o mesmo destacava o trabalho que teve na fundação de Jardim, auxiliando na medição e no loteamento da Vila Jardim em 1946, junto com o major Costa e os demais trabalhadores.