Chevrolet Onix – O carro mais vendido nos últimos anos
O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido nos últimos anos na categoria de hatches. O hatch conquistou a primeira posição pelo quinto ano consecutivo. Sendo emplacadas aproximadamente 240.000 unidades do modelo, mais que o dobro dos emplacamentos do Ford Ka (que se encontra na segunda posição do ranking) vendidos no mesmo período. Esses dados foram divulgados pela Fenabrave, que reúne todas as informações referente às concessionárias. A nova geração do sedã, que foi nomeada de Onix Plus, estreou no Brasil em novembro de 2019, mesmo durante a troca de geração e os casos de incêndios espontâneos que motivaram um recall do modelo, logo após o lançamento do novo sedã, o Onix manteve sendo o carro mais vendido no Brasil.
Anos após seu primeiro lançamento, o Onix vem se firmando no mercado automotivo e passou a ser o veículo de entrada da GM após o fim das produções dos modelos Celta e Agile, no ano de 2016. O modelo passou por reestilização no mesmo ano para chegar com um design totalmente novo para linha 2017, com dianteira semelhantes com a dos sedãs Cruze e Cobalt, porém a Chevrolet manteve um dos modelos com o design anterior em linha para atuar como um modelo de entrada, o Onix Joy, que ampliou ainda mais suas vendas. Em 2019, tanto o Onix quanto o Prisma, ganharam uma nova geração, tornando-os carros mundialmente vendidos para a linha 2020. Sendo assim, o Onix ganhou um desenho que acompanha a identidade global da Chevrolet, além da conectividade de internet 4G, espaço interno amplo e maior segurança.
O mercado brasileiro de 2020 manterá o roteiro semelhante ao do ano de 2019, com o Onix permanecendo na liderança, só que agora em dose dupla. Se antes era apenas o Onix que competia com a concorrência, agora o sedã Onix Plus assume mais uma vez e dá indícios que a Chevrolet permanecerá no domínio quando se trata da categoria dos compactos, que tende a permanecer e até mesmo aumentar.
Vale ressaltar, que nem tudo foi positivo na trajetória do modelo Onix, pois em 2017 ele recebeu nota zero durante os testes de colisão do Latin NCAP, programa de avaliação individual de veículos novos na América Latina, Caribe e no Brasil. Após essa polêmica, a Chevrolet investiu e reforçou a segurança do modelo, com barras de proteção lateral nas portas, sistema Isofix para assentos infantis e um novo cinto de segurança para o motorista. Após isso, refez os testes, em 2018. Sendo assim classificado com três estrelas referente a segurança de adultos e crianças. Essa nota só não foi maior devido à proteção para o peito do adulto que foi considerada fraca e pelo veículo não ter controle de estabilidade e tração.
Equipamentos
Onix Joy 1.0: Equipado com monitoramento de pressão de pneus, rodas de aço aro 14″, ar-condicionado, direção elétrica, faróis e lanternas com máscara negra, sistema Isofix para assentos infantis, cintos de segurança traseiros laterais e centrais de três pontos.
Onix LT 1.0: Possui vidros elétricos touchscreen nas portas dianteiras, abertura automática por meio a chave, assento do motorista com regulagem de altura, rádio AM/FM estéreo, MP3/WMA, Bluetooth, entrada auxiliar e leitor USB e volante versátil.
Onix LT 1.4: Equipado com rodas de liga aro 15”, sensor traseiro de estacionamento, MyLink com tela touchscreen de 7″, sistema Android Auto e Apple CarPlay.
Onix Advantage 1.4: Equipado com outros itens exclusivos para o modelo, como: retrovisores espelhados e elétricos, coluna de direção com regulagem de altura.
Onix Effect e LTZ 1.4: Equipado com faróis e lanterna anti neblina, sistema OnStar, luz de posição em LED e faróis com lâmpadas “Blue Vision”, roda de alumínio aro 15″ com pintura exclusiva da marca, assentos com revestimento premium, teto na cor preto, volante com controle de funções para rádio e telefone, câmera de ré para estacionar.
Onix Activ 1.4: Equipado com para-choques exclusivos, faróis de máscara negra, molduras de proteção lateral, rack de teto e rodas aro 15” de alumínio com revestimento preto.
Concorrentes
Os principais concorrentes do Onix são hatches compactos de entrada como Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen Gol e o Fiat Argo. Além disso, suas versões aventureiras e esportivas como o: Effect e Activ o colocam também para concorrer junto aos compactos premium, ou seja, aqueles modelos mais equipados, como o: Fiat Argo Trekking e o Sandero Stepway da Renault. Porém, o Onix vem se destacando no ranking justamente por ser o líder consecutivamente durante anos não somente no seu segmento, mas sendo um dos mais vendidos no Brasil.
Ficha técnica
Chevrolet Onix 1.4 LT, Advantage, Effect e LTZ;
Motor: Dianteiro, transversal, 1.4 flex;
Potência: 98/106 cvs, à gasolina ou etanol a 6.000 giros;
Torque: 13/13,9 kgfm, à gasolina ou etanol a 4.800 giros;
Câmbio: manual, 6 marchas/ automático;
Velocidade Máxima: 180 km/h 0 à 100 km/h: 10,5 segundos;
Dimensões: 3,94m de comprimento, 2,53m de entre-eixos, 1,70m de largura e 1,45m de altura;
Bagageiro: 280L;
Peso: 1.035 kg (manual LT) / 1.066 kg (automático LT), 1.043 kg (manual LTZ) e 1.075 kg (automático LTZ).
Chevrolet Onix 1.0 Joy e LT;
Motor: Dianteiro, transversal, 1.0 flex;
Potência: 78/80 cvs, à gasolina ou etanol, a 6.400 giros;
Torque: 9,5/9,8 kgfm à gasolina ou etanol, a 5.200 giros;
Câmbio: manual, 6 marchas;
Velocidade máxima: 167 km/h 0 à 100 km/h: 13,3 segundos;
Dimensões: 3,94m de comprimento, 2,53m de entre-eixos, 1,70m de largura e 1,47m de altura;
Bagageiro: 280 litros;
Peso: 1.021 kg.
Um dos hatches de maior sucesso nas últimas décadas no Brasil, o Chevrolet Onix estreou em 2020 mais uma geração. O novo modelo chega 7 anos depois da estreia do primeiro hatch. Durante todos esses anos, o Onix se posicionou bem no ranking de carro mais vendido, inclusive no Brasil. Agora o Onix irá competir diretamente com o Polo da Volkswagen, que está no ranking de mais emplacados e sendo um dos queridinhos dos apaixonados por hatches. Ele foi totalmente reestilizado, agora possuindo uma carroceria mais robusta e segura. Toda segurança que a Chevrolet investiu, resultou no ganho de cinco estrelas durante os testes de impacto do Latin NCAP, lembrando que, o primeiro modelo do Onix não recebeu nenhuma estrela no primeiro teste. Pode-se passar anos, o Onix continuará sendo o favorito seja em uma versão nova ou dentre os carros usados em Campo Grande mais procurados.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam os motivos do Chevrolet Onix ser o hatch mais vendido!
*Assessoria