Câmara de Jardim tem representatividade em evento promovido pelo Sebrae/MS
Promovida pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Jardim, a última etapa do 1º Desafio Estadual das Merendeiras, aconteceu na quarta-feira (15), com o objetivo de valorizar o talento e criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, incentivando a adoção de receitas mais saudáveis com o uso de produtos da agricultura familiar.
Na primeira etapa, 30 profissionais de cozinha participaram de uma oficina preparatória ministrada por um chefe onde tiveram a oportunidade de aprender técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, cada profissional apresentou uma receita e as cinco melhores foram selecionadas.
A final municipal aconteceu no Centro Comunitário da Igreja de São Sebastião, na Cohab Aeroporto, quando as merendeiras voltaram à cozinha e prepararam os pratos inscritos para um comitê julgador, que elegeu as melhores receitas classificando-as em 1º, 2º e 3º lugar.
Além da prefeita Clediane Matzenbancher, a vereadora Tereza Moreira também fez parte da comissão julgadora, representando a Casa de Leis, ocasião em que fez uso da palavra, agradecendo o convite e parabenizando o Sebrae/MS e o programa Cidade Empreendedora pelo sucesso do evento, assim como a administração municipal que tem feito a diferença com o atendimento aos alunos, no quesito merenda escolar.
O prato que se destacou e garantiu o primeiro lugar na etapa municipal foi “Salada de legumes” preparado por Etelvina Pereira de Araújo. Com a vitória, a profissional vencedora foi classificada para a etapa estadual da primeira edição do Desafio Estadual das Merendeiras.
Em âmbito estadual, a competição envolve, no total, profissionais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local. Nesta segunda fase, as manipuladoras de alimentos que garantiram o primeiro lugar em cada cidade competem entre si. A final ocorrerá no dia 24 deste mês, em Campo Grande, e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.
Foram finalistas, em 1° lugar: Etelvina Pereira de Araújo, que trabalha no CIEI Geraldo Nantes Martins, com a receita “Salada de legumes”; em 2° lugar: Lindalva Castro, que trabalha na Escola Castelo Branco, com a receita “Caldo de legumes”; em 3° lugar: Cleonice Fernandes Larsom, que trabalha no CIEI Aparecida Jacob, com a receita “Torta de legumes”; em 4° lugar: Eva Verginia Alves Cardozo, que trabalha na Escola Cívico Militar, com a receita “Escondidinho de mandioca com legumes”; em 5° lugar: Rúbia de Oliveira, que trabalha na Escola Municipal Beracy B. Barbosa, com a receita “Lasanha de abobrinha com molho de cabotiá”.
Em âmbito estadual, a competição reúne representantes dos seguintes municípios: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
Para a criação das receitas, não é permitido o uso de alimentos ultra processados. Além disso, as participantes devem utilizar a carne bovina ou de frango como proteína principal e incluir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital. Os critérios foram adotados para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, uma exigência prevista pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas.
*Paulo Abílio