Mato Grosso do Sul

Nioaque terá ‘tour’ com hambúrguer temático e trilha de dinossauros

Para não deixar ninguém esquecer que a cidade é o Vale dos Dinossauros em Mato Grosso do Sul, Nioaque terá um fim de semana unindo gastronomia e trilhas “jurássicas”. Então, para quem ainda não conhece a história da cidade ou quer aproveitar o momento para revisitar o turismo, essa é uma boa opção para um bate e volta ou para curtir no fim de semana.

Marcado para os dias 25 e 26 de janeiro, o 1º Nioaque Jurassic Burger Tour será todo temático. A ideia é que os turistas fiquem imersos no universo dos dinossauros tanto durante os passeios quanto no momento de descanso e alimentação. É aqui que entra o “X-Abelissauro”.

Localizada a 190 quilômetros de Campo Grande, a cidade conta com ônibus que fazem o trajeto saindo da Capital e, claro, é possível ir com veículo próprio.

Voltando ao evento, Arnaldo Felipe Ferraz, da Nioaque Aventura, explica que o objetivo é mostrar, mais uma vez, o potencial turístico da cidade. Em 2024, o poder público realizou a Feira Jurássica e, ali, foi confirmado o sucesso de ações como essa.

“Decidimos movimentar a cidade e chamar atenção dos moradores, do Estado, para as raridades que temos aqui. Imagine, fósseis já são difíceis de encontrar, agora pense na grandiosidade de termos icnofósseis, as pegadas de gigantes que viveram em Nioaque há 140 milhões de anos”, diz Arnaldo.

Se você está por fora do cenário em Nioaque, aqui vai um resumo: a cidade possui trilhas na natureza e a que ganha destaque é a dos dinossauros. Por ali, há uma união entre as marcas deixadas pelos gigantes e também as memórias da Guerra do Paraguai (episódio da Retirada da Laguna).

O trajeto percorre três quilômetros em cerca de 2 horas passeando e ouvindo explicações sobre o que houve por ali.

“Levamos os turistas para conhecer o primeiro local onde essas pegadas foram encontradas, tornando Nioaque famosa nacionalmente. Os passeios são feitos de caiaque ou bote, com três paradas”.

A primeira etapa é na confluência dos rios Nioaque e Urumbeva com a história da cidade e da Guerra do Paraguai. Depois, a próxima parada é dedicada a se refrescar em uma corredeira com pausa no passeio.

Por último, os grupos seguem até o sítio paleontológico, “que teve sua importância confirmada em 2021, após um estudo publicado em revista norte-americana, que comprovou seis sítios paleontológicos em Nioaque”, explica Arnaldo.

*Campo Grande News