ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO FERNANDES MONTEIRO
:.: Edição 07 de setembro de 2021 :.:
ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO FERNANDES MONTEIRO
A Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro está localizada à Avenida Onze de dezembro, 620, na Vila Angélica. Foi fundada pelo senhor Oswaldo Fernandes Monteiro que lhe deu o nome de Escola Vila Angélica em homenagem à sua mãe, dona Angélica Monteiro. Também deu esse nome ao maior bairro que temos – o bairro Vila Angélica. Terras que vendeu para os interessados em fixar residência na Vila jardim. Vendeu esses lotes a preços módicos, como era a vida dos moradores do entorno da CER-3. Ao adquirir as terras do fazendeiro Fábio Barbosa Martins logo pensou em dar uma escola para o povo e lotear alguns pedaços da fazenda. Construiu a escola que começou a funcionar com pagamento dos professores custeados pelo Sr. Oswaldo. Dava a merenda escolar que era feita palas professoras na própria sala de aula. Fato vivido pela professora Eva Carvalho Lima, pessoa querida e muito amiga de todos os jardinenses.
A escola teve muitas diretores, podendo-se citar dona Maria Quevedo, professora Edorilde Peixoto, professora Edit da Rosa Medeiros, professor Sérgio Henrique Sá Braga, entre tantos que por lá passaram.
A escola era de propriedade do senhor Oswaldo e assim que pode a administração da cidade tomou conhecimento passou-a para a educação municipal, tornando-se assim a primeira escola municipal de nossa cidade. Houve muitas mudanças na administração dessa escola. Depois de algum tempo o governo estadual encampou-a, mas, poucos anos depois voltou para a administração municipal.
Consta na documentação da escola que a mesma foi criada pela administração municipal pelo ato 92/59, de 1º de agosto de 1959, com o nome de Escola Municipal Vila Angélica. Pelo ato 72/63 passou á denominação de Escola Municipal Oswaldo Fernandes |Monteiro, numa demonstração de carinho e grande homenagem ao fundador. Em 27/11/1973 passou para a rede estadual de ensino pelo decreto estadual nº 2603 em julho de 1981. No dia 22 de julho de 1993 volta à rede municipal de ensino autorizada de 1ª 8ª série com a denominação de Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro – Polo, tendo como anexo a Escola Municipal Fernando Aranha (localizada no Calcário Bodoquena), que permanece até o momento. A Escola Municipal Oswaldo Fernandes Monteiro tem uma quadra de esportes anexa.
As informações me foram dadas numa gentileza do atual diretor, o professor Luciano Prodoskine, com quem tive a honra de ter trabalhado, em anos anteriores. Luciano Prodoskine é formado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com Especialização em Tecnologias da Educação.
Recebemos a informação de que, provavelmente, neste ano, a escola passará por reformas na estrutura do prédio.
Aproveito para comunicar que a minha intenção é escrever agora sobre a histórias das escolas de nossa cidade, em um próximo livro. Devo ouvir ex-professores e ex-diretores. Este texto será modificado.