Geral

Castração é a melhor prevenção de câncer no Novembro Azul dos pets

Entramos no mês mais importante do ano quando o assunto é conscientização para a prevenção e combate ao câncer de próstata e testículo, chamado de Novembro Azul.

Mais conhecido por ser voltado aos homens, o mês também serve para os pets machos, como gatos e cachorros. A campanha é, inclusive, encabeçada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Assim como em seres humanos, um dos principais meios para se prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de próstata e testículo é realizando consultas periódicas e exames. Nos animais há também o tumor venéreo transmissível, conhecido também como TVT, sendo a castração a técnica mais indicada para sua prevenção.

“É indicado fazer consultas, exames físico e ultrassonográfico, pelo menos, uma vez ao ano”, recomenda a médica veterinária ultrassonografista Aline Queiroz.

A castração, é um procedimento que pode melhorar a qualidade de vida e aumentar sua expectativa, como diz a médica veterinária cirurgiã Jéssica Percy.

“A castração nos machos é um procedimento rotineiro, ajuda em vários pontos, como controle populacional e prevenção de algumas doenças, como por exemplo o câncer”, lembra Jéssica.

A médica veterinária oncologista Thais Benedeti, afirma que a castração é muito mais importante em animais criptorquidas, que é quando eles têm um ou dois testículos fora da bolsa escrotal.

“Para saber se o animalzinho é criptorquida, basta leva-lo para um atendimento, onde o veterinário irá fazer a palpação da região escrotal e ver se há ou não presença dos testículos”, diz Thais Benedeti.

*Campo Grande News