Alistamento militar 2020 pode ser feito pela internet economizando tempo
Mais de um milhão e meio de jovens brasileiros nascidos em 2002 devem fazer o alistamento militar deste ano.
Para agilizar o processo, o Ministério da Defesa vem desenvolvendo e aprimorando o Alistamento Militar Online.
A ferramenta alcança cerca de 75% dos homens que devem prestar o serviço. “Tem muito jovem que já trabalha e/ou ainda está estudando.
Nesse sentido, poder fazer o alistamento pela internet ajuda muito. Economiza tempo, facilita o acesso.
Então, é uma grande vantagem”, afirma o estudante Felliphe Kristian, um dos jovens que deve se alistar neste ano.
Segundo o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (MD), Coronel André Buarque, o alistamento pela internet trouxe conforto e economia para todos. “(presencialmente) era necessário que os jovens se apresentassem cinco vezes durante o processo de alistamento. Pelo sistema online, passou para duas apresentações”, revela o coordenador.
“Ainda é possível fazer o atendimento presencial nas Juntas de Serviço Militar. Mas, mesmo lá, o jovem fará todo o alistamento pela internet, utilizando a estrutura disponibilizada pela Junta de Serviço”, destaca o Coronel Buarque.
Em todo Brasil, 90 mil jovens devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a Marinha, 7 mil para a Aeronáutica e 80 mil para o Exército.
Prazos e documentos
Os jovens nascidos em 2002 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento. Para isso, devem acessar o Alistamento Militar Online.
Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS. Ou, ainda, comparecendo à Junta de Serviço Militar mais próxima.
É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF.
Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).
Brasileiros no exterior
Cerca de 3 mil jovens que devem prestar o serviço militar este ano têm residência fora do Brasil. Neste caso, eles devem procurar pessoalmente o consulado brasileiro mais próximo para fazer o alistamento.
E se eu perder o prazo do alistamento?
Os homens que não se alistarem no prazo estarão em débito com o serviço militar, ficando impedidos de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades, como multa de aproximadamente R$ 4,50, que é corrigida trimestralmente pelo IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial).
Até mesmo se o jovem ganhar na Loteria (como a Megasena), não poderá retirar o prêmio.
*Ministério da Defesa